Preciso falar sobre o cantor e compositor Tereu.

Em um dia cansativo, chego em casa em busca de aconchego. Meu celular está em silêncio e faz dias que ninguém procura saber como estou. Tenho ficado em “modo viajante”, quando a pessoa vê tudo correndo na sua frente como um filme, imagens passando, e não sei exatamente em que momento fiquei nessa fase sem conseguir sair.

É um momento em que não faço nada além do necessário, e a única vontade que tenho é ficar em casa em cima da cama, olhando para o teto do meu quarto. Mas as músicas que escolho para ouvir me dão ânimo para levantar e viver com o pouco de energia que tenho. Então eu vou e volto. Quando chego em casa, ganho o olhar confortante do meu cachorro, que amo muito e para quem queria dar ainda mais amor do que ele já me dá todos os dias. Tem dias em que eu não quero nem saber de me alimentar e, no dia seguinte, acordo com o corpo pesado. Será que é culpa? Ou energia acumulada?

foto por: Daniela Jácome

Chegou sexta-feira e não sei o que fazer; olho pela janela e as pessoas estão rindo e felizes, e às vezes duvido que eu ainda seja deste mundo, porque não sinto o mesmo. Tomo um banho, coloco um vestido com o qual me acho bonita, penteio meus longos cabelos (e percebo que já está na hora de cortá-los) e arrumo meu cachorro para a nossa caminhada. Ele abre um sorriso encantador. Chegou a hora de escolher uma música, um álbum ou um artista.

Hoje, o Tereu brilhou nas minhas escolhas. Coloquei o fone de ouvido e fomos andando. O vento tocava meu rosto de forma leve; parecia que, junto com o vento, iam embora a solidão e a angústia do meu coração. Nessa caminhada, ouvi suas músicas e imaginava como se estivesse ali com o Tereu ao meu lado, conversando e ouvindo o que ele tinha para dizer em suas letras.

Foto por: Daniela Jácome

Cheguei em casa, o Moscou (meu cachorro) deitou no sofá para descansar pós-caminhada, e eu só queria continuar ouvindo e admirando aquelas canções. Coloquei para tocar e a música tomou conta da casa. Fiquei tão leve que me vi dançando no meio da sala, me vi cantando suas músicas. No outro dia, tudo foi tão diferente, tão leve e bom. Vivi feliz naquele dia, e foi assim que me apaixonei pelas suas canções, porque elas fizeram e ainda fazem parte da minha vida. Suas canções me fazem abrir um sorriso, fazem meus olhos brilharem quando falo sobre elas e me fazem sentir a felicidade que às vezes me abandona. Sinto saudades dela, mas, ao dançar na sala, sinto que ela dança comigo. Com a janela aberta, sinto o vento entrando e curtindo as músicas junto comigo. Quem ouvir seu álbum vai entender exatamente do que estou falando.

foto por: Elisa Maciel

Tereu, nome artístico do compositor, pesquisador e multi-instrumentista Matheus Andrighi, explora as transformações emocionais e geográficas que moldaram sua trajetória. Desse movimento surgem canções que refletem vínculos formados em trânsito, o impacto das novas formas de comunicação e as camadas de memória que se sobrepõem no tempo presente. “É uma linha do tempo dos últimos trinta anos a partir de um olhar curioso”

Tereu em ‘Música Pra Enxergar de Novo’ retrata os caminhos da sua geração, se apresentando pela primeira vez ao vivo com o recente álbum. Mais do que um trabalho de caráter confessional, o disco observa, com olhar generoso e crítico, uma geração — a dos millennials — em constante deslocamento.

Vamos parar de conversar e ouvir e aplaudir a musicalidade e a arte do Tereu. Aumenta o som e adicione em sua playlist!

Sobre Mim

Maah Music

Sou Maah Music, apaixonada por música a ponto de torná-la tão essencial quanto respirar. O meu site tem como missão destacar a riqueza e a diversidade de bandas e artistas de todo o mundo. Aqui, você encontrará informações, entrevistas exclusivas, inspiração e muita diversão. Bem-vindos ao universo do Maah Music, onde a música é o centro de tudo!

Mais Lidos